A Ação Animatógrapho tem em seu portifólio 11 projetos culturais, sendo que seis deles continuam em plena atividade. São oito projetos próprios e três em parcerias com empresas e instituições não governamentais. Aqui está um briefing destes projetos. Mais informações e detalhamentos podem ser obtidos na páginas específicas de cada um desses projetos que podem ser acessadas posicionando-se o mouse sobre esta mesma aba.
1) Projeto Caravana Holiday (2001/2013)
• Inclusão audiovisual, apoio institucional da Unesco. Recebeu patrocínio da Telemar e da S.E. Cultura/RJ. • Norte pedagógico audiovisual dos projetos da Ação Animatógrapho. Produziu até hoje 50 vídeos, filmes e programas. Um sucesso coroado pelo reconhecimento da Unesco em 2002 e pelo prêmio Economia Criativa 2012, instituído pelo Ministério da Cultura. Atuou em 38 municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, São Paulo e Pernambuco. Qualificou e capacitou mais de 120 jovens.
2) Pontão de Cultura Rapsódia Ausente (2011/2014)
• Projeto de audiovisual de abrangência nacional (RJ, MG, CE e PE) sobre migrações e conexões culturais. Está produzindo três documentários e tem um filme de ficção em pré-produção. Veja imagens, vídeos e mais informações no sub-site do projeto.
3) Ponto de Cultura São José das Culturas (2006/2013)
• Em São José das Três Ilhas, patrimônio histórico de Minas Gerais. Oficinas de arte e cultura, beneficiando 12% da população de Belmiro Braga (380 pessoas). Veja mais imagens, vídeos e mais informações no sub-site do projeto. Convênico com o Ministério da Cultura e com a Prefeitura de Belmiro Braga.
4) Memorial Cultural do Café
PROJETO ESCOLHIDO PELO IBRAM PARA DESENVOLVIMENTO DE UM REFERENCIAL VIRTUAL DA CULTURA SURGIDA PELA IMPLANTAÇÃO DAS FAZENDAS DE CAFÉ DURANTE O SEGUNDO IMPÉRIO NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DAS TRÊS ILHAS. A PRIMEIRA FASE DO PROJETO É A DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO ICONGRÁFICO E O DESENHO DO SITE INTERATIVO. EM SEGUIDA A CARAVANA DA MEMÓRIA VAI PERCORRER A REGIÃO COLETANDO NOVOS DADOS E HISTÓRIAS, REGISTRANDO TUDO AUDIOVISUALMENTE. A EQUIPE SERÁ CAPACITADA PELO IBRAM, NO RIO DE JANEIRO.
Reprodução da fachada do projeto arquitetônico, do arquiteto Ronaldo Benevello.
5) Caravanas do Caminho Novo da Estrada Real (2008 e 2010)
Ação cultural e educacional em áreas rurais de Belmiro Braga, Simão Pereira e Juiz de Fora. Patrocínio do Instituto Votorantim através da Lei Rouanet em 2008 e do Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Belmiro Braga em 2010.
6) Festival São José das Culturas (2006/2011)
Sob o lema “Venha conhecer os artistas da terra!” é um dos maiores eventos culturais rurais de raiz de MG. Cinco edições já realizadas. É o maior evento cultural rural de raiz de Minas Gerais.
7) Seminário de Política Cultural e Turismo (2006/2011)
• Debates e palestras de cunho acadêmico. Cinco seminários realizados. Qualificação do professorado do município para educação ambiental. Reúne estudiosos e intelectuais de importantes instituições culturais e educacionais do país.
8) Calangos&Calangueiros – desafio em canto e verso (2006/2013)
• Programa de valorização, pesquisa e registro da atividade calangueira em MG, RJ e SP. – Parceria com a Cândido&Moraes Ltda. – Produção de pgm para a TV Brasil e de um longametragem que está na grade de exibição de 2013 do canal Curta!.
9) As Artes que Vem do Mar (2003/2013)
A partir de Arraial do Cabo, com o concurso de jovens caiçaras, a caravana As Artes que Vem do Mar vai percorrer 8 cidades do litoral do RJ, SP e ES promovendo oficinas, exibindo filmes, fotografias e iconografia étnicos e temáticos, realizando debates e palestras e produzindo um livro-álbum fotográfico.
10) Padop - Ponto de Cultura (desde 2005)
Programa em parceria com a Oficina do Parque, Niterói, RJ. Ponto de Cultura. Formação audiovisual para jovens em risco social em duas etapas: 390 hs./básico e 410 hs./continuado. Prêmio Cultura Viva 2007.
11) Projeto Niterói Encontra Niterói (2007/2010)
Série de 20 documentários educativos e culturais produzido com o Canal Futura (Niterói Encontra Niterói) e o Fórum Cultural de Niterói, formado por sete entidades de audiovisual da cidade. Vencedor do Prêmio Tuxáua, do MinC, em 2010.