COMUNICADO IMPORTANTE:
O 6º FESTIVAL SÃO JOSÉ DAS CULTURAS NÃO MAIS SE REALIZARÁ EM DEZEMBRO. A COMISSÃO ORGANIZADORA ACHOU POR BEM NÃO REALIZAR O FESTIVAL AGORA DEVIDO ÀS DIFICULDADES DE CONCILIAÇÃO DE DATAS DE VÁRIOS DE SEUS INTEGRANTES E PELA PRESSÃO QUE O FIM DE ANO PROVOCA NA AGENDA DE ARTISTAS E INTELECTUAIS, QUE SÃO A RAZÃO DE SER DE NOSSO FESTIVAL.
A NOVA DATA SERÁ FIXADA EM MARÇO, NA MESMA SEMANA DAS FESTIVIDADES EM HOMENAGEM AO SANTO PADROEIRO, SÃO JOSÉ OPERÁRIO, QUE CAI NO DIA 19 DE MARÇO.
VEM AÍ O 6º FESTIVAL SÃO JOSÉ DAS CULTURAS
Um dos maiores eventos rurais culturais de raiz de Minas Gerais está de volta em 2013. Teatro, cinema, dança, educação patrimonial, calango, artesanato, memorialismo, literatura, poesia, fotografia, música popular, folias de reis, gastronomia e chuva, muita chuva!!!
Festival São José das Culturas (2006/2011)
Sob o lema “Venha conhecer os artistas da terra!” é um dos maiores eventos culturais rurais de raiz de MG. Cinco edições já realizadas. É um dos maiores eventos culturais rurais de raiz de Minas Gerais.
Vencedor do Prêmio Areté 2010, reconhecido como um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil, o Festival São José das Culturas já teve cinco edições realizadas. Mantendo-se sob o lema "Venha conhecer os artistas da terra!", o Festival São José das Culturas promove o intercâmbio das manifestações culturais da região do Caminho Novo da Estrada Real dos municípios mineiros de Belmiro Braga, Juiz de Fora, Matias Barbosa e Simão Pereira, além de Levy Gasparian e Rio das Flores (RJ). Promovendo em três noites e três dias dezenas de eventos gratuitos no arraial de São José das Três Ilhas, patrimônio das Minas Gerais, reúne centenas de artistas amadores e profissionais da região em cinema, teatro, coral, bandas, dança, artesanato, samba, desenho, fotografia e artes tradicionais como folias de reis e calango.
FOLIAS DE REIS
TEATRO DE ROÇA
CALANGO
CORAL PORTO DAS CANÇÕES
GRUPO SOBRAGY DANÇANDO
CORAL SÃO JOSÉ DAS CULTURAS
FOTOGRAFIA
FOLIA DE REIS ESTRELA DA PAZ
FOLIA DE REIS ESTRELA DA MANHÃ (Levy Gasparian)
TALENTOS DA TERRA (palco livre)
GRUPOS PROFISSIONAIS DA REGIÃO
]
Marcadamente nas últimas três décadas, as festas e eventos nas pequenas cidades do interior do país, antes manifestações tradicionais da cultura da roça, se transfiguraram e os políticos de província foram os grandes artífices desta mudança: evento após evento, as prefeituras trazem as grandes atrações que a mídia nacional promove ou artistas e bandas regionais de cidades e organizações de médio porte, mas que só reproduzem o repertório e os modelos dominantes. O povo do lugar, de uma maneira geral, só participa destes eventos como público ou como força de trabalho nas atividades de apoio.
O Festival São José das Culturas vem promovendo desde 2006 uma mudança substancial nesta situação e estabeleceu alguns novos/velhos paradigmas para outros eventos da microrregião de Belmiro Braga. No Festival São José das Culturas, o peão e a dona de casa, o pedreiro e a enfermeira, são os protagonistas de um festival que se transformou no maior e mais democrático evento do gênero na Zona da Mata de Minas Gerais.
O Festival colocou luzes, som e palco a disposição de todos e trouxe o povo simples do Brasil roceiro para a boca de cena. Profissional ou amador, no Festival São José das Culturas o talento da terra é a atração principal.
O Coral Rancharia, de Simão Pereira, em 2008.
Teatro de rua e roça com a peça No Curral, Com Mais Amor, em 2010.
O público na noite de sábado.
Apresentação da bateria da escola de samba União do Vale (de São José).
Encontro das folias de reis nas ruas do Arraial.
Premiação do concurso de calangos.
A equipe do 1º Festival (2006)
A equipe do 2º Festival (2007).